No momento, o seu gosto musical é basicamente pautado pelo meu. E digo que há músicas que você gosta muito mais que eu. MUITO MAIS. Há pouco tempo, você vivia me pedindo a tal da “música da montanha” — The Mtn. Song, de Rayland Baxter (2012) — em várias ocasiões: para pintar, brincar, dormir. Eu cheguei a fugir dessa música, de tanto ouvi-la. Tirei um sabático do álbum inteiro e, quando me pedia, tentava te convencer a escolher outra. Nem sempre funcionava. Juntos, ouvimos a “música da montanha” ad nauseam.
Tag: Música
O custo de pertencer — Cartas à Cecília #01
Pertencer é preciso! (?) Mas dá um trabalhão danado, pois pertencemos um bocado e outro tanto não. Pertencer é ser mais forte e mais vulnerável, tudo ao mesmo tempo. O bando nos protege de outros bandos enquanto nos esmaga, dentro de nossas próprias fronteiras. O custo é alto, as exigências são várias e até irrazoáveis, muitas vezes. Num sentido macro, pergunto: como pertencer a uma terra devastada e/ou desolada? “Abril é o mais cruel dos meses” … Não! Não é ao poema de Eliot (1922) que me refiro desta vez.
A admiração artística-filosófica em Palavrantiga e Povia
Todos têm um pouco de poeta e de filósofo — e de doido, diria minha mãe. Na cultura ocidental as relações entre poesia e filosofia já foram amplamente discutidas, desde Aristóteles e, claro, antes dele. Por questões semânticas, tomemos também por “poeta” o artista de modo geral, o criador. E por “poesia” entendamos a arte em geral, a criação artística.
Incerta canção
Um poema que, na voz e violão de Gil Silva, amigo meu, tornou-se canção. O eu lírico expressa falta de pertencimento, solidão, desmotivação, dúvidas. Expressa contrastes e sínteses das coisas que vê: aves felizes voando em meio à fumaça; sorriso amarelo (expressão de falsidade) combina-se com azul (símbolo de euforia), resultando num verde sem graça, etc.
No meio do sonho
Música composta em novembro de 2013. Traz como principais temas: lembranças da infância, conflito por descoberta da vocação, ansiedade quanto ao futuro. A música é basicamente um diálogo com o Criador, onde o eu lírico clama por soluções. A voz no áudio é de meu grande amigo Gil Silva.